Com sede e atelier na cidade de São Paulo, a Cia. Prana Teatro estreou em 2005. O processo de criação e pesquisa da Cia. envolve desde a confecção dos bonecos, adereços e criação de trilhas sonoras originais até a concepção e direção de cena.

Em seu repertório atual, a Cia. Prana Teatro oferece Espetáculos para Bebês, Intervenções Cênicas, Espetáculos de Teatro em Miniatura e Narrações de História.

O espetáculo Bach, Bebês e Beatles realizou temporada nos CEIs da capital paulistana em 2025 e também participou do FESTIVALE 2024.

Em 2023 integrou a exposição Marc Chagall: sonho de amor no Centro Cultural Banco do Brasil-SP com Bella e o Violinista. No mesmo ano participou do FESTIM e em 2021 integrou o Festival Boneco Gira Boneco. Em 2017 a Cia. Prana foi selecionada para o FIMO – Festival Internacional de Marionetas de Ovar, em Portugal, com a intervenção Musica à Manivela.

.

Crítica de Toninho do Valle para “A Inspiração do Maestro” no Festival Boneco Gira Boneco (2021)


Também em 2017 a Cia. Prana estreou Pequenas Cenas Mudas, uma série de animação com puppets e linguagem cinematográfica inspirada no cinema mudo.

Em 2015 a intervenção Doces Poemas da Cora foi selecionada para o Festival Môndial dês Théâtres de Marionnettes na cidade de Charleville-Mézières, na França. No mesmo ano a intervenção Música à Manivela participou da 67a reunião anual da SBPC na Universidade Federal de São Carlos e do FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis-SC).

Entrevista para a rádio Aveiro FM durante o Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO), Portugal

Em 2014 a intervenção Música à Manivela integrou a programação do Circuito SESC de Artes e da Virada Cultural.

Em 2013 a Cia. Prana Teatro foi convidada para o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes na França, com o espetáculo Joca da Tapioca, e também para a Mostra SESC de Teatro de Animação com a intervenção Música à Manivela.

Participação no Documentário “Charleville-Mézières, ville rêvée” para a TV France 3, França, durante o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes.

Vanessa Valente

Atriz, diretora teatral, arte-educadora, bonequeira, Mestre em Ensino das Artes e graduada em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Participou de diversos cursos de teatro ministrados por importantes núcleos como Teatro Vento Forte, Teatro-escola Brincante, Teatro da Gravitação Interna, Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa, Patrício Bisso, Teatro Escola Cristina Mutarelli, Maquiagem Teatral ECA – USP e Teatro Escola Célia Helena. Apresentou inúmeras montagens como atriz e diretora da Cia. Prana Teatro de Animação em parceria com o SESC-SP, Instituto Sangari & American Museum of Natural History, Festival Mondial des Théâtres de Marionnetes (França), entre outros.

Marcel d’Olive

Músico, compositor e aderecista. Graduado em violino pelo Instituto de Artes da UNESP e pela Escola Municipal de Música de São Paulo, frequentou Master Classes com os violinistas Elizabeth Chang, Soh-Hyun Park (Estados Unidos) e Gerardo Ribeiro (Portugal/Estados Unidos). Foi orientado por Ayrton Pinto, Cristina Rapp e Márcia Fukuda. Participou de diversas apresentações cênicas e musicais, tanto na Cia. Prana quanto em outros grupos, como na Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica jovem Estadual, Orquestra de Câmara Arturo Toscanini, Orquestra de Câmara Souza Lima e ao lado de artistas como a bailarina Lara Pinheiro Dau e o compositor Lívio Tragtenberg. Recebeu também orientação na área de canto de Meghan Dawson (Estados Unidos) para seu trabalho solo.