Não consegue visualizar a proposta? Clique aqui e baixe o PDF
Concerto para bebês
Bach, Bebês & Beatles…
Concerto cênico de câmara para bebês de 6 meses a 3 anos, com atuação afetiva e próxima dos músicos-atores, que tocam violino, flauta-doce, kalimbas, piano, pianola, orgue de barbarie, diferentes instrumentos de musicalização infantil e caixinhas de música.
Os bebês, as mães e os pais são recebidos pelos músicos-atores numa brincadeira de vocalização suave com pequenos sinos. Em um espaço de meia arena, com iluminacão acolhedora e adultos com bebês acomodados em almofadas no chão, a obra de Bach dialoga com algumas canções dos Beatles em performances instrumentais teatrais, em que os músicos-atores brincam com sombras, bonecos, teatro de papel, crankie, objetos animados e alguns mecanismos autômatos que movimentam pequenas asas, ondas do mar e estrelas em um céu de móbiles. Breves trechos poéticos são falados pontuando as cenas e momentos musicais.
A ideia do concerto cênico é resultado de vinte anos de experiência da Cia Prana com contação de histórias, intervenções e espetáculos de bonecos para os pequenos em festivais nacionais e internacionais, Sescs (unidades, BiblioSesc, parcerias com creches municipais, Bienal do Livro), Sesis, escolas, livrarias e em nossa sede.
Aliando a larga experiência musical e educativa dos irmãos Marcel d’Olive e Veronique Lima, músicos de formação erudita e professores, e toda a bagagem teatral de Vanessa Valente, diretora, atriz e arte educadora.
Por sugestão de Luiz André Cherubini, diretor e ator do Grupo Sobrevento (referência em teatro para bebês no Brasil), mergulhamos no desafio de assumirmos a essência de nossa pesquisa de linguagem exclusivamente para os bebês e também para mães e pais. E quais são as referências que buscamos em nosso trabalho?
O poético, o imaginário, o sensível, a sutileza da música ao vivo aliada ao imagético cênico dos recursos de animação. Um árduo trabalho de ourivesaria teatral e musical, que alcance as sutilezas do universo de descobertas dos pequenos.
A escolha do repertório musical remete fortemente às nossas próprias lembranças de infância, as canções dos Beatles quentinhas em suas belas melodias e a obra de Bach em toda a sua transcendência e complexidade.
Necessidades Técnicas
Sala ou palco com piso de madeira, penumbra e iluminação cênica
3 microfones headset
4 microfones omnidirecionais com pedestal
Entrada p10 para teclado
2x tomadas 110V
P.A. (2 caixas de som no mínimo) + mesa de som Almofadas
Com duração de 45 minutos.
Recomendado para bebês de 6 meses a 3 anos, acompanhados dos pais.
Lotação máxima:
30 bebês e 40 adultos (público familiar)
40 bebês e professoras (turmas de creche)
Direção Cênica: Vanessa Valente
Direção Musical: Marcel d’Olive
Elenco:
Marcel d’Olive (violino, pianola, kalimbas) Vanessa Valente (poemas falados, orgue de barbarie)
Veronique Lima (flauta, clarinete, piano)
Texto e roteiro: Vanessa Valente
Trilha sonora e pesquisa musical: Marcel d’Olive Adereços: Prana Teatro
Figurinos: Prana Teatro
Iluminação: Prana Teatro
Produção: Prana Teatro
A Cia Prana Teatro
Com sede e atelier na cidade de São Paulo, a Cia. Prana estreou em 2005. O processo de criação e pesquisa da Cia. envolve desde a confecção dos bonecos, adereços e criação de trilhas sonoras originais até a concepção e direção de cena.
Em seu repertório atual, a Cia. Prana Teatro de Animação oferece Intervenções Cênicas, Pocket Espetáculos de Teatro em Miniatura e narrações de história.
Com participação, em 2023, no FESTIM e, em 2021, no Festival Boneco Gira Boneco.
Em 2017 a Cia. Prana foi selecionada para o FIMO – Festival Internacional de Marionetas de Ovar, em Portugal, com a intervenção Musica à Manivela. Em 2016 lançou a série infantil de bonecos para TV “Pequenas Cenas Mudas”, com participação em festivais de cinema de Florianópolis, Pernambuco, Bélgica, EUA e Espanha.
Em 2015 a intervenção Doces Poemas da Cora foi selecionada para a edição de rua do Festival Mondial dês Théâtres de Marionnettes na cidade de Charleville-Mézières, na França. No mesmo ano a intervenção Música à Manivela participou da 67a reunião anual da SBPC na Universidade Federal de São Carlos e do FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis-SC)
Em 2014 a intervenção Música à Manivela integrou a programação do Circuito SESC de Artes e da Virada Cultural.
Em 2013 a Cia. Prana Teatro de Animação foi convidada para o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes na França, com o espetáculo Joca da Tapioca, e também para a Mostra SESC de Teatro de Animação com a intervenção Música à Manivela.
Vanessa Valente
Atriz, diretora teatral, arte-educadora, bonequeira, Mestre em Ensino das Artes e graduada em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Participou de diversos cursos de teatro ministrados por importantes núcleos como Teatro Vento Forte, Teatro-escola Brincante, Teatro da Gravitação Interna, Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa, Patrício Bisso, Teatro Escola Cristina Mutarelli, Maquiagem Teatral ECA – USP e Teatro Escola Célia Helena. Apresentou inúmeras montagens como atriz e diretora da Cia. Prana Teatro de Animação em parceria com o SESC-SP, Instituto Sangari & American Museum of Natural History, Festival Mondial des Théâtres de Marionnetes (França), entre outros.
Marcel d’Olive
Músico, compositor e aderecista. Graduado em violino pelo Instituto de Artes da UNESP e pela Escola Municipal de Música de São Paulo, frequentou Master Classes com os violinistas Elizabeth Chang, Soh-Hyun Park (Estados Unidos) e Gerardo Ribeiro (Portugal/Estados Unidos). Foi orientado por Ayrton Pinto, Cristina Rapp e Márcia Fukuda. Participou de diversas apresentações cênicas e musicais, tanto na Cia. Prana quanto em outros grupos, como na Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica jovem Estadual, Orquestra de Câmara Arturo Toscanini, Orquestra de Câmara Souza Lima e ao lado de artistas como a bailarina Lara Pinheiro Dau e o compositor Lívio Tragtenberg. Recebeu também orientação na área de canto de Meghan Dawson (Estados Unidos) para seu trabalho solo.
Veronique Lima
Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Mestre em Ciências (FMUSP), musicoterapeuta pela “Scuola di Musicoterapia di Assisi” (Itália), bacharel em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialista em Psicomotricidade pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Gestão da Humanização em Serviços de Saúde pela Escola de Educação Permanente da FMUSP.